25 de ago. de 2009

Obras de Tarsila do Amaral estarão expostas em Campos do Jordão

Tarsila do AmaralDepois de seis meses expostas na Espanha, no Museu Fundacion Juan March, em Madri, e na Fundacion CaixaGalicia de La Corunã, em Santiago de Compostela, as cinco obras de Tarsila do Amaral - Operários, Religião Brasileira,Calmaria II, Retrato de Mário de Andrade, Auto Retrato,pertencentes ao Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo, estão de volta ao Palácio Boa Vista, em Campos de Jordão.
Tarsila do AmaralEntre as obras está “Operários”, de 1933, uma das mais importantes da artista e ícone do Modernismo brasileiro.
Esta obra será um dos destaques da Sala Especial "Tarsila em família”, mostra que acontece a partir de 28 de agosto até 31 de janeiro de 2010, no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão.

Estarão expostas as 13 obras de Tarsila do Amaral que fazem parte da coleção dos palácios, reunidas, pela primeira vez, com obras do acervo da família da artista.

Exemplo maior da artista Tarsila em sua temática social, “Operários” é um dos grandes ícones do Palácio Boa Vista e motivo de orgulho dos moradores de Campos do Jordão e do Vale do Paraíba. Dentre as mais de 100 obras expostas em Madri , entre pinturas e desenhos, de colecionadores particulares e museus destacam –se , destacam-se três dos quadros mais marcantes da carreira de Tarsila: A Negra, de 1923, Antropofagia, de 1929 e Operários, de 1933. A mostra foi vista por quase 50 mil pessoas e foi a primeira exposição individual da autora na Espanha e apenas a segunda na Europa.
Tarsila do AmaralA curadora do Acervo Artístico-Cultura dos Palácios do governo do Estado de São Paulo, profº Ana Cristina Carvalho, explica que a montagem da “Sala Especial, Tarsila em família” é uma forma de” proporcionar ao visitante do Palácio Boa Vista um olhar ao contexto familiar da artista, podendo apreciar toda a coleção da artista que está no palácio e mais alguns tesouros que a família guarda”.
Tarsila do AmaralTarsila do Amaral
Palácio Boa Vista
Avenida Adhemar de Barros, 3.001
Campos do Jordão
Telefone para Agendamento: (00 – 12) 3662.1122
Visitas orientadas de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h.
O ingresso custa R$ 5,00. Entrada gratuita para alunos de escolas públicas, entidades assistenciais com autorização prévia e crianças até 10 anos.
Pagam meia entrada maiores de 65 anos e estudantes com carteirinha.
Quando o Palácio recebe hóspedes oficiais, a área de visitação fica restrita e o visitante paga meia entrada.

Um comentário:

  1. estas obras de Tarsila são um maximo!!!!!!!!!!!!! adoroooooo

    ResponderExcluir

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!